SELECIONE O IDIOMA: English English Portuguese Portuguese Spanish Spanish

GNL – Gás Natural Liquefeito


Sempre atenta às demandas do mercado, a IGÁS desenvolveu soluções para a liquefação, transporte, comercialização, distribuição e regaseificação de GNL (Gás Natural Liquefeito) aos consumidores que não estão integrados à infraestrutura de transporte por gasodutos. O modal de transporte e distribuição de GNL consiste na liquefação do gás natural, armazenagem em unidades modulares de transporte e estocagem, transporte rodoviário, conexão na unidade de recepção, regaseificação do gás no local de consumo e adequação para a linha de consumo.

CADEIA DE VALOR DO GNL

1ª ETAPA: ACONDICIONAMENTO E LIQUEFAÇÃO

Na Planta de Liquefação, conectada a uma fonte de fornecimento de gás natural (Distribuidora de Gás Canalizado e/ou Biometano), o gás é previamente tratado para remoção total de componentes como o CO2, água, nitrogênio, ente outros gases. Após o processo de acondicionamento, o gás natural é liquefeito a -162ºC e pressão entre 2 – 4 bar, utilizando criogeradores STIR-LNG para esta finalidade. O Gás Natural Liquefeito é armazenado em Unidades de Transporte e Armazenagem (UTA-GNL), desenhadas e fabricadas para manter a temperatura interna nas condições requeridas para o transporte.

 

 

2ª ETAPA: TRANSPORTE

O Gás Natural Comprimido é estocado em conjuntos de cilindros de alta pressão, desenhados e fabricados para trabalhar à pressão de 250 bar. O conjunto de cilindros é denominado Unidade de Transporte e Armazenagem (UTA-GNL) e possuem capacidades entre 3.300 Nm3 e 7.200 Nm3 (Cilindros Tipo 1) e 14.000 Nm3 (Cilindros Tipo 3).

 

 

3ª ETAPA – REGASEIFICAÇÃO

O GNC (Gás Natural Comprimido) chega ao Cliente à pressão de 250 bar. A Unidade de Transporte e Armazenagem é conectada à uma PRP (Planta de Redução de Pressão) para assim acondicionar o gás na temperatura e pressão requerida pelo Cliente. As PRP´s são operam controladas por PLC, com sistema 100% automatizado para troca das UTA´s que possibilitarão o armazenamento.

 

 

4ª ETAPA – PLATAFORMA IGÁS CONTROL

A Plataforma IGÁS CONTROL permite ao Cliente acompanhar em tempo real os principais parâmetros da logística e operação de fornecimento de gás natural, a qual envia dados e alarmes em tempo real à Central de Operação da IGÁS, a qual monitora as operações 24 horas por dia, 7 dias por semana.

CERTIFICAÇÃO/AUTORIZAÇÃO

 

 

A IGÁS é pioneira neste tipo de transporte, e foi a primeira empresa no Brasil a receber a habilitação de distribuidor de GNC pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), em conformidade com a Resolução nº 41. Desta forma, antecipamos a chegada do gás natural em lugares distantes dos gasodutos.